Cia Os Palhaços de Rua ministra curso de comédia na UESPI

13:55:00guides

Grupo de Teatro da UESPI receberá oficina de comicidade física

Por Jônatas Freitas
O grupo de Teatro da UESPI, coordenado pelo Professor Moisés Chaves, será contemplado com o curso “Comicidade Física com Enfoque na Arte do Clown”, ministrado por Adriano Gouvella, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e Técnico em Teatro pela Escola Municipal de Teatro de Londrina. O curso acontece neste sábado e domingo, 27 e 28 de Maio, totalizando dez horas de carga horária.
“Vamos abordar a comicidade a partir do corpo, sem utilização da palavra a princípio, e as possibilidades de riso que o próprio corpo da pessoa, a sua personalidade, individualidade, proporciona”, explica Adriano. O curso já foi ministrado em Londrina, Porto Velho, e em várias outras cidades por onde o professor percorre com a Cia Os Palhaços de Rua, levando além do curso o espetáculo “Números”, também todo feito a partir da comicidade física, e uma outra oficina de circo.
“A receptividade é sempre interessante, porque é uma proposta de outra possibilidade, já que normalmente se trabalha mais a fala, a piada contada, e essa forma de causar o riso a partir do corpo é muito legal. Mesmo sendo diferente, não é algo novo, já é trabalhado há muito tempo por teóricos do teatro e a gente dá continuidade nesse trabalho, que é a linha de pesquisa da nossa companhia”, continua o professor.
Alguns dos elementos usados por Adriano e por quem também trabalha com a comicidade física são as quedas, chamadas de cascatas, a repetição de gestos, o exagero e a caricatura. Sobre as expectativas com o curso, ele conclui: “Expectativa muito boa de trabalhar com o grupo de teatro do professor Moisés. Eu me preparei bastante para dar essa oficina, a gente estudou bastante, fiz com muito carinho os conteúdos pra que a gente tenha o melhor aproveitamento possível dentro das horas que a gente tem disponíveis”.
Moisés Chaves, Raimundo Dutra, Adriano Gouvella e Nayara Fabricia
O Pró-Reitor Raimundo Dutra, da PREX/UESPI, setor responsável pela gestão do curso de teatro, teve uma reunião de apresentação na manhã desta terça (23) com Adriano, o diretor Moisés Chaves e a atriz Nayara Fabricia. Dutra falou a respeito do trabalho que vem sendo realizado no grupo, que vem ganhando vida através do trabalho de Moisés Chaves, e também comentou sobre Adriano Gouvella: “É um artista de renome, pessoa conhecida nacionalmente e que com certeza vem engrandecer o trabalho que já vem sendo realizado pelo grupo de teatro da UEPSI. O curso que ele vem ministrar aqui na UESPI vai com certeza tornar o grupo de teatro mais rico, mais dinâmico”.
De acordo com o professor e diretor Moisés Chaves, o curso terá início no sábado, às 9h, indo até as 12h, com continuação das 13h às 17h, e no domingo de 9h às 13h. “A vinda do professor se dá porque nós estamos trabalhando um novo espetáculo todo baseado no clown (palhaço). Será nossa nova montagem de 2017, o musical infantil “As Molecagens do Vovô”. Essa vinda agrega conhecimento à nossa montagem, ele é especialista nisso, um dos poucos na América do Sul e veio nos auxiliar”.
Moisés também relembra a ajuda dada ao grupo pelo Secretário de Cultura do Estado, Fábio Novo: “Se não fosse pela ajuda do secretário Fábio Novo não teríamos condição de realizar esse trabalho”. O diretor também comentou sobre as expectativas que tem para a nova peça do grupo de teatro: “São as melhores possíveis. Estamos saindo de um drama, uma tragédia grega, para uma coisa mais leve que é um musical para a família, para que ela toda possa ver junta e sorrir. É a história de um avô que chega para morar com genro, filha e dois netos, e a partir daí a confusão se estabelece, um conflito nas gerações, de um ponto de vista muito divertido”, ressalta Moisés. O autor da peça é Márcio Trigo, conhecido diretor da Rede Globo, e que de acordo com Moisés também deve vir para a estreia, esperada para o mês de junho.
Fonte:
Assessoria de Comunicação - UESPI
ascom.uespi@gmail.com

0 comentários

Telefones

(43) 9 9903-2863 Adriano Gouvella
(43) 9 9956-2355 Lucas Turino Silva

Produtor

(43) 9 9903-2863 Adriano Gouvella



Email

ciaospalhacosderua@hotmail.com